Ao contrário do futebol, o vôlei tem data de autor de fundação. Foi criado nos Estados Unidos , em 1895, por um professor de educação física de uma ordem religiosa, já com as regras que possui hoje e com o objetivo de trazer para as pessoas um esporte que evitasse contato físico, evitando também as lesões.
Não se sabe ao certo como e quando o esporte chegou ao Brasil, mas em 1954 foi criada a Confederação Brasileira de Voleibol, com o intuito de divulgar o esporte. Desde lá o esporte vem se popularizando e ganhando a cada dia mais espaço e aceitação. O Brasil tem conquistado vários títulos nessa modalidade nos últimos anos.
Alguns termos próprios desse esporte:
Saque: primeiro movimento da bola. O objetivo é fazer com que ela atravesse a quadra por cima da rede e caia em um espaço válido da quadra adversária.
Recepção: defesa da bola que é lançada pelo saque para evitar que ela caia em quadra e a equipe que sacou marque ponto.
Levantamento: Acontece geralmente após a recepção e objetiva a preparação da bola no ar, em uma posição adequada para que outro jogador faça o ataque.
Ataque: lançamento da bola para a quadra adversária por cima da rede.
Bloqueio: feito apenas pelos jogadores que estão na rede com o intuito de impedir que o time adversário seja bem sucedido em seu ataque.
Líbero: posição exclusiva de um jogador do time, o qual deve sempre se posicionar na defesa/recepção da bola. A ele não é permitido sacar, atacar ou bloquear. Este jogador deve usar uniforme diferente dos demais.
0 comentários:
Postar um comentário